domingo, 12 de fevereiro de 2017

Desafio Bolo S. Marcos

No mês passado a Susana do blog Basta Cheio propôs um novo doce para a abertura do segundo ano do  desafio Sweet World (veja aqui).
Como eu já pensava há algum tempo criar um blog para o meu desafio pessoal  Alkimia's, juntou-se o útil ao agradavel. E Aqui está a apresentação docinha do Alkimias da Ju e do meu primeiro doce deste desafio.
 Bolo S. Marcos  

Transcrevo a receita que segui do Blog Basta Cheio:
"|Ingredientes
Massa de bolo
2 ovos
50 gr de açúcar amarelo
50 gr de farinha (usei com fermento)
|Recheio
200 gr de leite condensado
4 folhas de gelatina
200 ml de natas para bater
1 colher (café) de extracto de baunilha
|Cobertura
3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
Caramelo líquido qb

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar duas formas de 18 cm de diâmetro de aro amovível, untando com manteiga e polvilhando com farinha. Reservar.
Começar pelo bolo, batendo os ovos com o açúcar até se obter um preparado bem fôfo e mais esbranquiçado. Acrescentar a farinha peneirada e envolver com uma espátula. Sem bater.
Dividir a massa, em quantidades iguais, pelas duas formas e levar ao forno cerca de 15 minutos, até a massa estar douradinha. Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar um dos discos. O outro pode continuar na forma para receber posteriormente o recheio.
Para o recheio, começar por bater as natas até ficarem bem firmes. Colocar no frio enquanto se prepara o restante. Num recipiente hidratar/mergulhar a gelatina em água fria durante 5-7 minutos. Findo este tempo escorrer bem as folhas e juntar a 2-3 colheres de sopa de água a ferver, mexendo até que estejam completamente diluídas. Verter o leite condensado para um recipiente e juntar a gelatina e o extracto de baunilha e bater um pouco. Por fim acrescentar as natas batidas e envolver com cuidado.
Verter o preparado sobre a base de bolo que ficou na forma e levar ao frio até solidificar, preferencialmente durante toda a noite.
Quando o recheio estiver firme colocar o segundo disco de bolo por cima e levar novamente ao frio.
Para o doce de ovos juntar o açúcar e a água e levar ao lume até formar uma calda ligeira. Bater as gemas apenas para ficarem uniformes e verter a calda lentamente por cima para destemperarem, mexendo sempre. Levar a gemada ao lume, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente. Retirar do lume, deixar arrefecer e verter sobre o bolo. Voltar a coloca-lo no frio para prender o doce de ovos.
Quando o doce estiver mais firme espalhar um pouco de caramelo por cima, a gosto. Fazê-lo com cuidado para que não se misture com o doce de ovos. Levar novamente ao frio.
Para desenformar passar uma faca bem fina nas laterais, muito cuidadosamente, de forma a soltar o creme de natas e retirar o aro da forma. Transferir com cuidado para o prato de servir.
Conservar no frio e servir fresco.
Nota: Pessoalmente tento sempre que os discos de bolo não fiquem muito altos pois acho que beneficia o doce.
Nota_1: O bolo pode ser feito numa só forma e depois cortado ao meio em 2 discos, como indica a receita original. Contudo, prefiro fazer em duas formas separado para garantir que não o destruo no corte."



Para quem é aprendiz como eu, aconselho a ter muita atenção na hora de dissolver bem a gelatina na água quente!
Não ficou perfeito, mas ficou delicioso! Aquece maravilhosamente esta tarde de Inverno! Experimentem!


5 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo blog e que bela estreia, um doce bem guloso que espero que seja a sobremesa cá em casa do próximo fim-de-semana. Muito sucesso :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Que estreia magnífica e que lindo ficou o teu São marcos.
    Obrigada pela participação e por te juntares a nós neste desafio.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!
    Começar o blog com um doce destes só pode ser bom. :)
    O teu São Marcos ficou lindo e seguramente delicioso.
    Parabéns pelo cantinho e Muito Obrigada por te juntares ao SW.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada eu a todas pelo carinho!
    Estou desejosa do próximo! :)
    Beijinhos.
    Ju

    ResponderEliminar